CARTA AOS CATEQUISTAS - MÊS DE NOVEMBRO

Querido catequista, a paz de Jesus esteja com você!

Neste mês de novembro estamos encerrando o Ano Catequético. E neste enceramento há questionamentos e reflexões que devemos fazer. Como foi vivido o nosso Ano Catequético? Realmente o fizemos acontecer? Os objetivos foram alcançados? Quais compromissos foram assumidos?

O Ano Nacional Catequético teve como objetivo “dar um impulso a catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado”. Não pode ser apenas um ano, ou menos ainda um dia, o da abertura. O discípulo missionário se põe a caminho. E nós catequistas missionários estamos nos pondo á caminho?

É tarefa da catequese ajudar aos catequizandos a fazerem experiência da graça, de sentir o amor pessoal de Deus. Oferecer uma evangelização contínua, uma vivência da palavra. Mais do que dar um conteúdo ou preparar para um sacramento, a catequese precisa ser uma verdadeira iniciação cristã. E quando o catequista se põe a caminho, mostra com amor a beleza da missão, e busca conhecer a realidade da vida de cada catequizando. Ele faz seguidores de Jesus Cristo, ele faz missionários que também partem em missão.
Os resultados do Ano Catequético são para toda Igreja e não apenas para um pequeno grupo, por isso nossa grande responsabilidade. Uma missão bem feita arrasta multidão. Ainda tem tempo, vamos rever nossas atitudes, nossos compromissos e assumirmos nossa missão!

O cume do Ao Catequético aconteceu em Itaici SP na Terceira Semana Brasileira de Catequese. Foi um momento kairótico para a Igreja e, de modo muito particular, à catequese. Queremos louvar e agradecer a Deus por este momento tão forte, tão bonito e tão marcante.

Na Terceira Semana Brasileira de Catequese contou-se com a participação de 465 participantes vindo dos 17 regionais da CNBB. Foi bonita a presença de muitos catequistas, padres e bispos referência da catequese no Brasil. Tivemos muitos momentos orantes, celebrativos e formativos.
Em nossa Diocese vamos encerrar o ano catequético nas celebrações do dia 22 de Novembro em cada Paróquia. Mas também faremos o encerramento no encontro com as coordenações paroquiais que acontecerá dia 22 de novembro, na Paróquia Santana de Bambuí de 08h às 17h.
Neste encontro vamos tratar, na a primeira parte (manhã), sobre o congresso catequético que aconteceu em nosso regional Leste II, em julho e sobre a Terceira Semana Brasileira de Catequese. Na segunda parte (tarde) faremos as avaliações do ano catequético na diocese e nas paróquias e também faremos o planejamento para o ano de 2010.
Portanto, pedimos que toda a coordenação paroquial venha participar desse encontro. Mas somente a coordenação paroquial. É encontro da coordenação diocesana com a coordenação de cada paróquia. Pedimos que confirme a presença e a quantidade de pessoas da coordenação de sua paróquia que irão participar até dia 13 de novembro, no escritório paroquial em Arcos 37-3351-1014.

Fique com Deus e que a missão produza muitos frutos!

Coordenação Diocesana de Catequese.